Quem cuida dessa bagunça?!

Depois de meses, afastada por motivo de saúde,
tento modelar um Marivaldo - 2015

Por enquanto só eu: Rozane Suzart Gesteira. Mais conhecida como "nós", aqui no blog, pois considero todos os que me ensinaram sobre arte, mídia e tecnologias, pessoas que me acompanham e fazem de mim plural. São/foram muitas pessoas.

Considero também os livros como bons parceiros de trabalho e os que "nos" acham nos sites de busca e encontram algo aqui, e gostam (ou não), eu os vejo como potenciais colaboradores. 
Considero também, a possibilidade (talvez remota) de encontrar pessoas, disponíveis, inquietas e que sintam prazer em ensinar, criar, compartilhar e pesquisar dentro do universo artístico, artesanal e tecnológicos, possibilidades educativas, lúdicas e culturais. 
Eu Rozane, me formei professora de Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia. Fiz mestrado na Universidade de Passo Fundo na área de educação com foco nas áreas de arte e tecnologias.
Trabalhei pela prefeitura de Marau no Rio Grande do Sul e depois fui para a Secretaria de Estado de Educação do Paraná, onde trabalhei em Curitiba no setor de multimeios, na área de web design além de atuar em escolas.


Feliz com os grilos que a roterista curitibana,
Cristiane Elisa Vargas nos enviou - 2014.

Hoje, moro na Bahia, minha terra natal, e sou professora de Artes Visuais do Instituto Federal da Bahia.

Não obtenho apoio financeiro para persistir no Ludimídia. 
Nem financiamento da Instituição a qual sou vinculada. 
Não que eu não quisesse, mas a prioridade está além disso. Por isso o meu foco é outro.
Mas recebo ajuda. Incentivo dos amigos, gente que elogia, critica, brinca, se diverte, faz entrevistas conosco, nos chama para palestrar, fazer oficinas... que envia coisas fofas pelo correio para nos motivar a a prosseguir a caminhada. Que doa retalhos, papéis coloridos, canetinhas etc. Gente que reconhece o Projeto Laboratório de Artes, mídia e Educação como algo real.

O que eu espero é que, além do meu prazer e disponibilidade em compartilhar o que aprendo a cada momento, sirva de alguma forma para alguém...uma imagem, passo-a-passo, ideias e bobagens escritas aqui, tenham ajudado, inspirado a você. Senão, estamos bem, também. Você encontrará na rede blogs incríveis que te ajudarão e quem sabe, você fará o seu!

Não tenho pretensão alguma de ter "milhões de amigos" em redes sociais, nem aqui nem em canto algum. Ao contrário... "eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela aonde eu nasci"! Mas estamos em diversas redes! Afinal somos pesquisadores, comunicadores e difusores de informação e conhecimento. Porém quando falamos que queremos dominar o mundo, é uma brincadeira. Pois já está tudo dominado.

Em 2004 fazendo casinha de João de Barro
 para um stop motion

"Queremos" poucos e bons, amigos. Queremos por perto, pessoas generosas, simples, que troquem conosco os segredos para uma vida feliz por meio do trabalho, da criação, da educação.
Sim, queremos parceiros reais, mas tem uma condição. Como disse Paulo Freire sobre os Professores e a arte de ensinar no livro Pedagogia da Autonomia, " Professor tem que gostar de gente". No caso, não precisa ser professor. 

 Queremos, eu e esse povo todo que eu " arrasto" =D, só isso mesmo.





Produções:


Curriculo Latteshttp://lattes.cnpq.br/8751990822782402



ENTREVISTA CONCEDIDA À UTFPR:

COORDENAÇÃO DE MESA E APRESENTAÇÃO NO DIGITÁLIA: 

Instituto Claro publica um texto nosso:
Aprovação e apresentação de trabalho no Festival Internacional de cultura Digital:


Criação de cartaz no Festival Internacional de cultura Digital:

Semana de Extensão na Universidade Tiradentes em Aracajú: http://ww3.unit.br/semex/files/2013/02/Unit_7aSemex_Palestras.pdf

Trabalho apresentado na FUNARTE: http://www.funarte.gov.br/encontro/?page_id=907

Capítulo de livro, trabalho apresentado em Buenos Aires http://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?keywords=&id=32421&capitulos=yes

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA IFPR: http://pt.scribd.com/doc/98658050/Artes-Visuais-Baixa#scribd


Dissertação: A arte da Cibercultura mediando processos Educativos no Ensino Fundamental



https://secure.upf.br/pdf/2008RozaneSuzartGesteira.pdf


Vídeo ARTESANAL As Leis da Cibercultura produzido no Estágio docência do Mestrado:

2 comentários:

  1. Meus alunos viram seu trabalho hoje. Amaram, é claro! Tive muito orgulho em dizer que um dia fomos muito próximas e que aprendi muita coisa com você. E continuo aprendendo até hoje. Bom te ver, mesmo que seja por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo contato. Próximas??? Nunca. Éramos grudadas! Fiquei muito feliz e emocionada pelo seu contato, minha querida e eterna amiga. Se você aprendeu muita coisa comigo imagina eu com você???
      Obrigada por me dar essa alegria de sentir orgulho pela nossa amizade. Eu também sinto.

      Excluir